Alimentação e Saúde - Dietas que funcionam


Ultimamente, a preocupação com a aparência e a estética e o aumento das doenças crônicas causadas pela má alimentação aumentou o número de pessoas interessadas em alimentação saudável.  Mais de 70% de todas as pessoas já tentaram reduzir seu peso pelo menos uma vez na vida, mais poucos sabem que para perder peso não há alimentos proibidos, e sim alguns que devem ser consumidos em menor quantidade e com a ajuda do exercicio físico regular emagrecer fica ainda muito mais fácil.
Como ter uma alimentação saudável?
Como intrumento de auxilio, foi desenvolvida a pirâmide alimentar; nela os alimentos foram divididos em grupos e colocados em ordem conforme o número de possões a serem consumidas.


1. Gorduras e doces 
Fazem parte desse grupo chocolates, tortas, frituras, sorvetes,bolachas, catupiry, chantily dentre outros. São alimentos ricos em gordura saturada(gordura ruim) e sacarose. O excesso desses alimentos estão ligados ao aparecimento de doençãs cardiovasculas, diabetes, aterosclerose e obesidade. Devem ser consumidos com moderação ou evitados.

2 e 3. Proteínas
Ajudam na cicatrização, promovem o crescimento de unhas e cabelos e na formação de músculos. Fazem parte desse grupo carnes, ovos, soja, feijão, lentilha, leite e derivados. Devem ser consumidos de 4 a 6 porções diariamente.

4 e 5. Vitaminas, Fibras e Sais minerais
São alimentos essenciais para a regulação das funções do organismo. Fazem parte desse grupo as frutas, legumes e verduras. Devemos consumir de 5 a 9 porções por dia.

6. Carboidratos
São nutrientes que ajudam o funcionamento do corpo para as atividades diárias fornecendo energia. Estão presentes em pães, massas, batatas, cereais, mandioca e arroz. Devemos consumir de 6 á 11 porções por dia.

Porque devemos praticar exercicios físicos?
A prática de exercícios físicos tem grande parte na contribuição para diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, melhoria da capacidade cardiorespiratória, diminuição da pressão arterial, retardamento do aparecimento da diabetes, redução da ocorrencia de certos tipos de câncer, aumento da expectativa de vida, redução de gordura corporal, melhora no condicionamento físico, aumento de massa magea, aumento de HDL(colesterol bom) e prevenção da osteoporose.
Recomenda-se de 30 a 60 minutos diarios de exercicios físicos moderados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário