Por que será que ninguém consegue imitar o sabor do Guaraná Antarctica, ou o da Coca-Cola, ou o gosto do molho dos sanduíches do McDonald’s? Acontece que a fórmula desses produtos é secreta. As histórias das fórmulas secretas ganharam destaque recentemente quando uma rádio americana afirmou ter descoberto a fórmula da Coca-Cola. A notícia de que a receita teria vazado espalhou-se pelo mundo todo. Mas, depois de algumas semanas, o caso morreu. Ninguém conseguiu fazer uma Coca-Cola pirata e, por mais que alguem consiga um dia, não será possível realizar as vendas da imitação. As leis de proteção às marcas e patentes estão do lado da The Coca-Cola Company, que possui o direito à exclusividade da fórmula utilizada na fabricação do refrigerante.
A suposta receita original da Coca-Cola
Outra bebida que possui uma “fórmula secreta” é o Guaraná Antarctica. A empresa responsável conta com um cargo especial chamado de “Guardião”, que é a pessoa responsável pela proteção da receita do Guaraná.
Em outras empresas, esse funcionário recebe outros nomes. Grandes empresas como a Coca-Cola e a McDonalds confiam suas fórmulas secretas, a uma ou duas pessoas no máximo. Os guardiões das fórmulas são profissionais que precisam ter muitos anos de casa,e também demonstrar total compromisso com a marca. A identidade deles é mantida em completo sigilo, até para os próprios funcionários da empresa.
No caso do Guaraná Antarctica, suas identidades são conhecidas também pelos membros do “Conselho Guaraná”, uma espécie de sociedade secreta, da qual participam ex-guardiões, e que é responsável pela sucessão dessa figura. Além de todo o segredo que se faz ao redor da figura dessa personagem e de todo o cuidado na sua escolha, a Antarctica toma uma série de outras precauções para que esses dois funcionários jamais sejam descobertos. Por exemplo, eles nunca pegam o mesmo voo. Também nunca pegam táxi juntos ou qualquer outro meio de transporte e também dormem em quartos de hotel separados.
Se existe todo esse cuidado com as pessoas que guardam a fórmula, o texto dela está ainda mais bem guardado. São cofres secretos, leitores ópticos de íris e de palma de mão e um complexo sistema de segurança em uma sala-cofre. As salas-cofre da fórmula do Guaraná são duas: uma em Manaus e outra em Guarulhos. Metade da fórmula fica em uma e a outra metade fica na outra cidade. De vez em quando, essas frações da fórmula total trocam de local e suas ordens são invertidas.
Cofre onde era guardada a formula da Coca-Cola
O guardião também faz compras de coisas que não serão usadas na fórmula. Ele compra alguns ingredientes apenas para jogar no lixo depois, porque, mesmo que alguém rastreie as compras da empresa e veja os ingredientes que foram comprados, ainda assim não conseguirá saber como é a fórmula.Também só existem duas chaves para os dois cofres do Guaraná, uma com cada guardião. Somente eles têm acesso à sala que contém apenas um computador desplugado de toda e qualquer rede e com somente o texto da fórmula, protegido por uma complicada senha.
E tem ainda também a fórmula original, à qual somente essas duas pessoas têm acesso. Ela é escrita em código e mantida em envelope lacrado e guardado em cofre-forte. Só pode ser interpretada com a ajuda de um manual de decodificação. Na transição para um novo guardião, essa pessoa é treinada para saber decodificá-la. No processo de criação do xarope do guaraná, toda a ordem de colocação dos ingredientes e o cuidado com que são manipulados fazem a diferença.. Portanto, mesmo que se chegasse a descobrir o que exatamente é utilizado nesse xarope, ainda não se saberia misturar tudo da maneira correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário